Município de Vieira do Minho

Presidente da República Inaugurou Centro Escolar Domingos de Abreu

inauguração decorreu na passada sexta-feira, dia 07

2012-09-10
O Centro Escolar Domingos de Abreu foi inaugurado na passada Sexta-feira, dia 7 de Setembro por Sua Excelência o Presidente da República, Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva.
A cerimónia decorreu pelas 15h00, e para além da presença de Sua Excelência o Presidente da República contou também com as presenças do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, Dr. Jorge Dantas, do Director do Agrupamento de Escolas EB/S Vieira de Araújo Profº Rui Monteiro entre outras entidades convidadas.

O ambiente foi de festa e de convívio. Centenas de pessoas das várias freguesias do concelho deslocaram-se ao local para assistir aquele que foi um “momento histórico no desenvolvimento do concelho” coroado com a presença do Chefe de Estado.

Se a a inauguração desta nova infraestrutura, por si só já era um facto memorável para os Vieirenses, o facto da vinda de Sua Excelência o Presidente da República a Vieira do Minho tornou-o, ainda, mais memorável para a história do concelho.

Tal como o previsto a cerimónia iniciou com a chegada de Sua Excelência o Presidente da República, com a parada dos bombeiros voluntários e o hino nacional, seguindo-se-lhe o descerramento da placa que dá nome aquela unidade de ensino e marca para a posteridade o acto.

A Inauguração do Centro Escolar prosseguiu com uma visita às instalações realizada pelo Presidente da República Portuguesa e pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho.

Vistas as instalações realizou-se a cerimónia solene, com as intervenções do Director do Agrupamento de Escolas EB/S Vieira de Araújo, Profº Rui Monteiro, do Senhor Presidente da Câmara, Dr. Jorge Dantas e de Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva.

Nas primeiras palavras que dirigiu aos presentes, o Presidente da Câmara Municipal agradeceu a presença de todos aqueles que quiseram participar em tão importante evento que marca a história do concelho e contribui para o desenvolvimento de Vieira do Minho.

“Hoje é um dia muito especial para todos os alunos, professores e auxiliares, porque vão dispor de condições de ensino ao nível das melhores do país” disse o Presidente da Câmara .

“ Este é o sinal claro e inequívoco que damos à Educação” sustentou o edil referindo-se à prioridade que este executivo tem dado ao sector da educação, referindo que também ofereceu os manuais escolares e as refeições grátis a todos as crianças do primeiro ciclo.

“ Somos a favor de uma escola pública a tempo inteiro que garanta a igualdade de oportunidades para todos” referiu o presidente, salientado que, aqui estão reunidas todas essas condições.

“Apesar dos tempos de crise em que Vivemos, quisemos dar aos nossos alunos as melhores condições de ensino, quisemos apetrechar este espaço com equipamentos ao nível dos melhores para que a escola do séc XXI vá ao encontro das exigências da educação” frisou o autarca.

“ Esta obra que inauguramos é factor de motivação e projecta a escola como um espaço de aprendizagem, partilha e convívio” referiu Jorge Dantas, sublinhando que “estamos perante um Centro Escolar que muito nos orgulha, com condições e equipamentos modernos, confortáveis e que permitem um ensino de qualidade e o êxito das gerações futuras.

Na sua intervenção, em Vieira do Minho, o Presidente da República saudou todos os Vieirenses presentes nesta acto solene e deu os parabéns ao Presidente da Câmara por esta excelente infra-estrutura colocada ao dispor da educação.

O Presidente da República Portuguesa salientou, ainda, como muito positivo, o facto da educação ser uma das prioridades para este executivo. Na sua intervenção deixou uma mensagens de ânimo e coragem para todos os alunos e professores neste arranque do novo ano lectivo. Segundo o chefe máximo do Estado Português, “Os alunos não devem abandonar a escola, devem todos completar pelo menos o 12 ano e, caso possam e queiram, devem prosseguir os seus estudos concluindo o ensino superior”.

O Centro Escolar Domingos de Abreu é uma obra cujo investimento elegível é de 4.24.923,08€, financiada pelo FEDER em 3.399.938,46€, o que corresponde a uma comparticipação de 80% do custo total elegível. O restante montante foi assegurado pelo Município de Vieira do Minho.

A operação de construção do Centro Escolar Domingos de Abreu é uma infraestrutura construída de raiz na Avenida Dr. Almeno Vieira Leite, que vai receber as crianças das freguesias de Cantelães, Eira-Vedra; Mosteiro; Vieira do Minho; Tabuaças; Parada de Bouro; Soengas Pinheiro e Vilarchão.

Com a entrada em parque deste novo equipamento educativo serão suspensas todas as EB1 das respectivas freguesias e os jardins-de-infância, passando a oferta educativa para estas freguesias a estar concentrada no novo Centro Escolar.

A criação deste equipamento possibilitará também cumprir uma das normas do ministério da Educação que passa por garantir que os estabelecimentos com 1º ciclo e pré-escolar se mantenham obrigatoriamente abertos pelo menos até às 17h30 e no mínimo oito horas diárias, isto sem prejuízo da normal duração diária e semanal das actividades curriculares de cada ensino.

Com a construção deste novo equipamento educativo, todos os alunos poderão usufruir de um espaço polivalente com instalações modernas e de qualidade. Este espaço deverá assegurar um clima de conforto, bem-estar, higiene e segurança aos alunos. É um

equipamento com capacidade para a implementação do serviço de refeições(a serem confeccionados na escola ou contratadas empresas da especialidade) e com infra-estruturas que permitam o desenvolvimento das actividades de animação.

O Centro Escolar Domingos de Abreu é uma obra local , com condições e equipamentos modernos e confortáveis que projecta a escola como um espaço de aprendizagem, partilha e convívio que permite um ensino de qualidade e o êxito das gerações futuras.

Trata-se de um equipamento com espaços amplos, boa luminosidade, bons equipamentos e sobretudo equipamentos que estão ao alcance de todos.

O Centro Escolar Domingos de Abreu vai albergar 265 alunos do Ensino básico e 167 alunos do pré-escolar provenientes das freguesias de Cantelães, Eira-Vedra, Mosteiro, Vieira do Minho, Tabuaças, Parada de Bouro, Soengas Pinheiro e Vilarchão.

O Centro Escolar Domingos de Abreu, dispõe de 15 salas destinadas ao ensino básico, 8 salas para o pré-escolar, uma biblioteca, uma sala de informática,sala de professores,sanitários e uma cantina. No espaço exterior dispõe de um Pavilhão Polidesportivo para o desenvolvimento das actividades desportivas, um Parque infantil para o pré-escolar e um recreio para os alunos do 1º ciclo (sendo uma das partes cobertas).

O Centro Escolar Domingos de Abreu vai funcionar, para o pré-escolar das 7h30 às 19h30 (com prolongamento de horário) e para o 1º ciclo vai funcionar das 9h00, às 17h30, sendo certo que, não tendo prolongamento, caso os pais o necessitem, podem trazer, para aqui as crianças mais cedo, no período da manhã.

Adicionar comentário

Comentário
Nome
Email
Insira as letras na caixa
VIEIRA DO MINHO TURISMO
Vieira do Minho-Negócios
Património Arquitetónico e Arqueológico
Agenda Cultural
Queixas / Sugestões
Universidade Sénior
Consulta número de eleitor
A Minha Rua
Protecção Civil