Município de Vieira do Minho

Sugestões Culturais para este Carnaval

entre exposições, desfiles e muita animação

2013-02-08
A Câmara Municipal de Vieira do Minho sugere-lhe que visite Vieira do Minho, este fim-de-semana e assista às excelentes propostas culturais e recreativas que preparamos a pensar em si, nesta época Carnavalesca.

No sábado, dia 9 de fevereiro, a Casa Museu Adelino Ângelo inaugura, pelas 15h00, a Exposição de pintura “Encontro em Portugal” de Mieke Qualm.
Mieke Qualm, nasceu em Roterdão, Holanda, no dia 29 de Dezembro 1956. Desde os 15 anos que despertou o interesse pela arte, devido às aulas da história das artes que frequentou na escola secundária. Estas aulas foram a semente para a sua vida artística de hoje.

Nos anos seguintes começou a desenhar, modelar e visitar os museus. Frequentou vários cursos criativos, mas sempre com muito tempo entre um e outro. No ano 2000 mudou para Portugal e em Agra, onde reside atualmente, começou novamente a praticar as artes.

Finalmente, no ano de 2010 encontrou a sua verdadeira alma, ganhando coragem para mostrar os seus trabalhos ao público e assim nasceu como uma artista.

“Esta exposição chama-se ‘Encontros em Portugal’, que significa, encontros da artista com o seu povo e a sua cultura, a sua gastronomia, a sua natureza e no fim um encontro com ela própria.

Também na Casa Museu Mestre Adelino , os visitantes podem visitar a exposição de castros realizada pelos alunos do 5.º ano do Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo.

Esta exposição é composta pelos trabalhos realizados no âmbito da disciplina de História e Geografia de Portugal. Trata-se de reproduções em miniatura de Castros, um tipo de povoado da Idade do Cobre e da Idade do Ferro Idade característico das montanhas do noroeste da Península Ibérica.

A exposição que já esteve patente na Biblioteca Escolar Vieira de Araújo pode ser agora apreciada na Biblioteca Municipal dando oportunidade para conhecer melhor este período da Humanidade e de contribuir para o enriquecimento cultural da comunidade local.

Fica o convite para a visita a esta exposição que resulta de uma parceria entre as bibliotecas escolar e municipal – um trabalho dos alunos do 5º ano do Agrupamento de Escolas Vieira de Araújo.

No que diz respeito ao Desfile de Carnaval agendado para o dia 10 de Fevereiro, dadas as previsões meteorológicas previstas para este dia (chuva), a organização procedeu à alteração da data do desfile de Carnaval. Desta forma, o Corso Carnavalesco irá realizar-se, no Dia de Carnaval, dia 12 de fevereiro, pelas 15h00.

O desfile, organizado pela Câmara Municipal e Rádio Alto Ave tem como objetivo dar a conhecer a tradição carnavalesca das freguesias do concelho e dinamizar Vieira do Minho nesta época dedicada aos foliões.

A concentração será a partir das 14h30, em frente aos Paços do Município, onde haverá muita musica, Pinturas faciais/Modelagem de balões e muito mais, proporcionada pelo curso profissional técnico de animação sociocultural.

O Desfile irá percorrer as principais ruas de Vieira transmitindo animação alegria e muita folia aos participantes e visitantes.

O desfile tem como itinerário a passagem pela Praça Dr. Guilherme Abreu; Rua João de Deus; Rua Padre José Carlos Alves Vieira; Praça do Bombeiro Voluntário; Rua Padre José Carlos Alves Vieira; Avenida Barjona de Freitas terminando em frente aos Paços do Município.

No final do desfile haverá a atuação do ginásio clube de Vieira do Minho que irá proporcionar grandes momentos de dança.

Depois de toda esta animação, o entrudo será queimado! Este ritual expurgatório destinava-se à purificação e expurgação dos males sociais, moléstias, maus presságios e augúrios nas pessoas e nas comunidades.

Adicionar comentário

VIEIRA DO MINHO TURISMO
Vieira do Minho-Negócios
Património Arquitetónico e Arqueológico
Agenda Cultural
Queixas / Sugestões
Universidade Sénior
Consulta número de eleitor
A Minha Rua
Protecção Civil