Município de Vieira do Minho

Null
Yahoo! Weather

Exposição Mestre Adelino Ângelo

Local
Casa Museu Adelino Ângelo

Data
de 01/10/2011 a 31/12/2013

Adelino Ângelo Leite de Faria de Lemos Magalhães nasceu a 8 de Novembro de 1931 no Solar de Lamas, em Vieira do Minho. Descobriu o fascínio do desenho desde criança de tenra idade. Aos 16 anos vai para Lisboa perseguir o sonho de ser pintor. Ali iniciou um caminho de procura, de persistência, de trabalho imparável que o levou pelo mundo fora. E foi precisamente fora do seu País que começou a ver a sua arte e criatividade reconhecidas:

“Só um grande artista acaba uma obra só com o esboçor”
Prof. Doutor Abel Salazar

“O mistério original do Mestre Adelino Ângelo permanece intocável, insondável, impenetrável. É um génio, simplesmente um génio a ser estudado e visto e admirado pelas gerações que hão-de vir.”
Guido Artur Palomba
Psiquiatra Forense
Presidente da Academia de Medicina de São Paulo


“Toda a minha vida, tenho andado preocupado com as mesmas belezas – o ser humano – que tem ocupado e preocupado Mestre Adelino Ângelo. Só que nunca fui capaz de sentir e compor como o Mestre. Pergunto-me como foi possível que eu venha passando por este mundo, sem me dar conta deste génio, sem “tropeçar” em Mestre Adelino? É verdade que um País que nem descobre nem consagra um tesouro como este, deve andar muito distraído, muito longe de si.”
Don Manuel Martins
Bispo