Município de Vieira do Minho

Exposição Mestre Adelino Ângelo

Local
Casa Museu Adelino Ângelo

Data
de 01/10/2011 a 31/12/2013

Adelino Ângelo Leite de Faria de Lemos Magalhães nasceu a 8 de Novembro de 1931 no Solar de Lamas, em Vieira do Minho. Descobriu o fascínio do desenho desde criança de tenra idade. Aos 16 anos vai para Lisboa perseguir o sonho de ser pintor. Ali iniciou um caminho de procura, de persistência, de trabalho imparável que o levou pelo mundo fora. E foi precisamente fora do seu País que começou a ver a sua arte e criatividade reconhecidas:

“Só um grande artista acaba uma obra só com o esboçor”
Prof. Doutor Abel Salazar

“O mistério original do Mestre Adelino Ângelo permanece intocável, insondável, impenetrável. É um génio, simplesmente um génio a ser estudado e visto e admirado pelas gerações que hão-de vir.”
Guido Artur Palomba
Psiquiatra Forense
Presidente da Academia de Medicina de São Paulo


“Toda a minha vida, tenho andado preocupado com as mesmas belezas – o ser humano – que tem ocupado e preocupado Mestre Adelino Ângelo. Só que nunca fui capaz de sentir e compor como o Mestre. Pergunto-me como foi possível que eu venha passando por este mundo, sem me dar conta deste génio, sem “tropeçar” em Mestre Adelino? É verdade que um País que nem descobre nem consagra um tesouro como este, deve andar muito distraído, muito longe de si.”
Don Manuel Martins
Bispo


VIEIRA DO MINHO TURISMO
Vieira do Minho-Negócios
Património Arquitetónico e Arqueológico
Agenda Cultural
Queixas / Sugestões
Universidade Sénior
Consulta número de eleitor
A Minha Rua
Protecção Civil