Município de Vieira do Minho

Câmara Municipal de Vieira do Minho adopta Software Livre

(LibreOffice)

2012-03-08
O Município de Vieira do Minho adotou definitivamente o software de produtividade LibreOffice em todo o seu parque informático.
Este pacote de produtividade contempla o Writer, processador de texto e edição de páginas web, Calc (Cálculo), criação e edição de folhas de cálculo, Impress, criação e edição de apresentações multimédia, Draw, criação e edição de desenhos, diagramas e gráficos, Base (Base de Dados), criação e edição de Bases de Dados e Math (Editor de Equações).

Com esta mudança de paradigma para Software Livre, além da inexistência com encargos financeiros devido a inexistência de licenciamento (Software Livre), adotou esta Câmara Municipal normas abertas conforme Lei 36/2011 de 21 de Junho, para além de se ter iniciada a normalização e a universalidade dos formatos digitais nos ficheiros usados pela Autarquia e pelos seus Munícipes.

Este tipo de software possibilita o uso dos mais variados sistemas operativos para uso das diversas ferramentas, tem sido adotado a nível internacional com resultados muito positivos e encorajadores, tem a possibilidade de importar/exportar diversos formatos proprietários (ficheiros do Word, Excel, Powerpoint, Outlok, outros) bem como consagra a criação nativa de ficheiros PDF. Outras das funcionalidades interessantes é a do software ser integralmente em Português e possuir ferramentas ortográficas também em Português.

No tocante à gestão de correio eletrónico dos colaboradores, a Autarquia adotou o programa Thunderbird, também Software Livre.

Com esta medida, pretende a Câmara Municipal de Vieira do Minho demonstrar de que a adoção definitiva de software livre em variadíssimas áreas da Administração Pública não só é desejável como é fundamental para uma Função Pública mais moderna e financeiramente mais sustentável.

Adicionar comentário

Comentário
Nome
Email
Insira as letras na caixa
VIEIRA DO MINHO TURISMO
Vieira do Minho-Negócios
Património Arquitetónico e Arqueológico
Agenda Cultural
Queixas / Sugestões
Universidade Sénior
Consulta número de eleitor
A Minha Rua
Protecção Civil