Null
Yahoo! Weather

Freguesia de Ruivães

A freguesia de Ruivães está situada na margem esquerda do rio Rabagão, nas fraldas da Serra da Cabreira, a cerca de 25km da sede do concelho. Chamou-se antigamente Vilar de Vacas. Vem mencionada a primeira vez em documentos de 1426. Foi Vila e sede de Concelho, extinto por decreto de 31 de Dezembro de 1853. Conserva ainda o pelourinho, classificado como monumento nacional. Na sua área, perto da confluência do Cávado com o Rabagão, fica a Ponte da Misarela - lugar estratégico desde os Romanos (via militar Braga-Chaves-Astorga) e que foi cenário de combates na 2ª invasão francesa e nas guerras liberais(1827; 18-7- 1937). A antiga freguesia era reitoria da apresentação do reitor de Sta Maria de Veade.
Com a reforma administrativa de 2013, a freguesia de Ruivães uniu-se à freguesia da Campos.

dados gerais



População
738 - Dados Censos 2011

Actividades económicas
Agricultura, construção civil e pequeno comércio

Festas e Romarias
S. Sebastião e Santa Bárbara (3.º domingo de Agosto), Senhora dos Remédios (8 de Setembro), S. Pedro (29 de Junho), Santa Isabel (1º domingo de Julho), Senhora da Saúde (2.º domingo de Julho), Senhora do Amparo e Santa Bárbara (último domingo de Julho)

Património
Pelourinho, igreja paroquial, Ponte da Mizarela, Ponte de Saltadouro, Capela de Santa Teresa de Jesus e S. Cristóvão, Capela de Santa Isabel, Capela da Senhora do Amparo, Capela da Senhora dos Remédios e Casa do Capitão-Mor.

Outros locais
Alto de S. Cristóvão (antigo cemitério)

Gastronomia
Cabrito, vitela, cozido e "pica-no-chão"

Artesanato
Alfaias agrícolas, ferraria, tecelagem, rendas e bordados

Colectividades
Grupo Desp. e Cultural de Ruivães, Grupo Folclórico de Ruivães, Juventude de S. Martinho de Ruivães, Bombeiros Voluntários e Grupo Coral

Orago
S. Martinho
 
junta de freguesia


 

Presidente

Manuel Pereira


Endereço
Av. de S. Martinho nº 3896,
4850-341 Ruivães

Telefone/Fax
963190945

E-mail - jf.ruivaescampos@gmail.com

horários de atendimento


 

Quartas-feiras
das 15h00 às 19h00


Sábados
das 15h00 às 19h00

Terceiro domingo de cada mês
Reunião aberta ao público - a partir das 10h30

 
lista de freguesias