Null
Yahoo! Weather

Arte e Criação de 26 de Abril a 2 de Maio

2008-04-18

A Câmara Municipal, em colaboração com a Vieira Cultura e Turismo E.M e Adriana Henriques, vai levar a efeito, de 26 de Abril a 02 de Maio, uma exposição de arte contemporânea denominada “Arte e Criação II”, que integrará 39 artistas nacionais e 15 estrangeiros, confrontando gerações e divulgando algumas das tendências emergentes da produção artística portuguesa e estrangeira dos nossos dias.

Actualmente a cena artística nacional e internacional está em rápida mudança: tendo redescoberto a pintura – e particularmente a pintura figurativa – muitos artistas têm vindo a confrontar intensamente questões políticas num mundo artístico cada vez mais global. Outros usam meios artísticos para representar uma visão individual do mundo, para lá de todas as tendências artísticas convencionais.

Arte e Criação II é uma exposição que se desenvolve em função das características do espaço expositivo, dividido em áreas distintas (Auditório Municipal, tenda gigante e espaços públicos (Câmara Municipal; Academia de Música do Alto Ave; Atelier de artes; edifício da Casa do povo e Espaço Internet). Pretende-se que nestes espaços os artistas alicercem obras realizadas em diversos meios de expressão: pintura, desenho, escultura, fotografia, performance, música, audiovisual e escrita.

Esta exposição é uma forma de descentralizar o que se passa no meio artístico nas grandes cidades e que dificilmente chega aos meios mais pequenos, como é o caso de Vieira do Minho. Pretende-se dar a conhecer ao público em geral a arte contemporânea a nível nacional.

Do extenso programa o destaque vai para o Workshop do dia 30 de Abril, onde o escultor Inglês Nigel Casts vai trabalhar o barro ao ar livre. Neste dia os artistas Frédéric Duhavel e Adriana Henriques vão criar uma obra de arte com a intervenção de vários idosos do concelho.

Destaque ainda para a prestação de Alberto Augusto Miranda, um escritor da actualidade, que vai criar uma performance ao som do piano. E, não esquecendo os mais pequenos, o programa contempla também a encenação de uma peça de teatro denominada por “Meninos de Todas as cores, poemas e outras flores”, de Armindo Cerqueira.

Adicionar comentário